Mente hackeada: cientistas são capazes de decifrar sua senha no banco

01-09-2012 16:28

 

Por Fernando Daquino em 1 de Setembro de 2012

Mente hackeada: cientistas são capazes de decifrar sua senha no banco

 

 

 

EPOC é o aparelho permite a realização de atividades no PC sem utilizar mouse e teclado. (Fonte da imagem: Divulgação/Emotiv)

Pesquisadores das Universidades de Oxford, UC Berkeley e de Genebra foram capazes de decifrar os números pensados por pessoas que participavam de testes realizados através da Eletroencefalografia (EEG) – estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo por meio de eletrodos.

De acordo com o site Wired, os cientistas conseguiram descobrir datas de nascimento, códigos PIN, endereços e outras informações pessoais das “cobaias”. Segundo a publicação, os pesquisadores mostravam imagens associadas às informações que eles desejam adquirir para estimular as pessoas a pensarem naqueles dados específicos.

Por exemplo, apenas exibindo uma foto de um caixa eletrônico foi possível “hackear” a mente dos participantes e obter as senhas de acesso às suas contas e até, em alguns casos, o número do cartão de crédito.

Isso pode ser um grande problema caso os aparelhos de leitura de ondas cerebrais, como oEmotiv EPOC, se popularizem. Esses dispositivos podem ser usados para uma grande variedade de tarefas, incluindo a promoção de maior acessibilidade em computadores e até para jogos – pois eles são capazes de identificar os pulsos elétricos emitidos por nós e transformá-los em comandos para um sistema operacional.

E aí está o perigo, pois tais aparelhos podem servir para que pessoas mal-intencionadas usem softwares maliciosos para roubar dados sigilosos e pessoais dos usuários.

Fonte: Wired