Tecnologia vs ciência

01-09-2012 16:21

 

Criado 18/abr/2007 às 16h43 por Júlio César Bessa Monqueiro

Introdução

"Gosto de tecnologia", "gosto de informática", "quero fazer ciência da computação porque gosto de tecnologia" são frases típicas do cotidiano. Separar os conceitos de "tecnologia" e "ciência" não é uma tarefa fácil para todoso e, a compreensão desses termos torna o vocabulário "informatiquês" mais correto.

O capítulo 0 do livro "Algoritmos estruturados", de Harry Farrer, conceitua bem, digamos de maneira indireta, a diferença entre tecnologia e a ciência da computação, sendo o primeiro apresentado sempre incluído dentro da explicação do último. Conseguinte, é explanada a ciência, seguida de explicações sobre as tecnologias que a concretiza.

A computação resume-se na palavra imobilidade, onde o avanço do tempo e do desenvolvimento não atinge seus conceitos, que são universais. Essa ciência é a base, a estrutura para a evolução da tecnologia, e ela é um "esqueleto", uma estrutura que não muda do o início ao final da história da informática.

Já tecnologia é algo digamos que "passageiro", que surge para melhorar e colocar em prática a ciência, dar forma à ela, implementando avanços,e melhorias e criações desenvolvidas em laboratórios. A tecnologia é o que chega às mãos do consumidor ou do usuário.

Um exemplo do próprio livro seria a parte de memórias de um computador, diferenciando assim tecnologia de computação. Sabemos que memória é algo essencial à informática, tanto em questões de gravação de dados quanto desempenho, ou mesmo o funcionamento; é algo que não vai ser alterado, em quentões científicas, muito menos extinguido. Então, conclui-se que, a memória é uma fatia da computação.

Contudo, como também citado no texto de Farrer, existem diversos tipos de memória, entre as exemplificadas a magnética e semicondutoras. Até fala-se desta última, nos seguintes termos"Com a evolução da eletrônica, os computadores (...) tornaram-se rápidos (...) graças ao desenvolvimento de circuitos integrados", ou seja, o próprio texto afirma que este foi um tipo, uma forma e técnica de memória criado com o tempo, seguindo o processo evolutivo da informática. Em outras palavras, foi uma nova tecnologia formada, para fazer com que as memórias progredissem. Essas substituíram outra técnica no passado e podem muito bem serem também no futuro, com o avanço, por exemplo, da quântica; é algo volátil, que pode ser transformada ou sobrescrita.

Carlos E. Morimoto tá um belo exemplo disso, em seu tutorial sobre "As diferentes tecnologias de memória RAM" (https://www.hardware.com.br/tutoriais/memoria-ram/):

"A memória RAM é bastante rápida e oferece tempos de acesso brutalmente mais baixos que o HD, mas possui a desvantagem de perder os dados armazenados quando o micro é desligado, daí a necessidade de salvar os arquivos periodicamente. (...)
Além dos diferentes tipos de memória RAM, existem também outras tecnologias de memórias de acesso aleatório, como as SRAM e mais recentemente as MRAM. Temos ainda as onipresentes memórias flash, que concorrem com os HDs como mídia de armazenamento, que veremos em detalhes mais adiante."

Note que, a memória de acesso aleatório faz parte da ciência, enquanto os tipos DDR, SDRAM, entre outros, não tecnologias desta ciência. Esta última permite o aparecimento e evolução da segunda, que por sua vez concretiza a ciência, tira-a do papel. Veja mais um exemplo:

Ciência (memória)
c28
Tecnologia (DDR2)
outro
Chega-se então ao veredicto que a memória é algo computacional, enquanto os semicondutores são uma tecnologia, presente dentro da ciência "memória", parte da computação. Obviamente, aqui demos um exemplo focado em hardware, mas os mesmos termos se aplicam ao software, sendo ciência os algoritmos, e tecnologia as linguagens de programação, por exemplo.

Mas agora você pode estar se perguntando: "Mas pra que serve isso?"

A informática está cada dia mais infiltrando no dia-a-dia das pessoas e, saber os conceitos corretos para quem trabalha ou não neste ramo é essencialmente importante. Por exemplo, um estudante do ensino médio pretende fazer graduação numa área ligada à informática, porém, não sabe se faz ciência da computação ou um curso de tecnologia em informática. Se ele souber as definições corretas, não ficaria em dúvida ;-). Além de tudo, saber mais não custa nada. Obviamente, existem milhares de aplicações práticas desta diferença, mas isso é tarefa para você agora :-)

Vale lembrar que no texto não me refiro à ciência em geral, e sim a ciência da computação apenas. Tornando de volta ao conceito padrão, tecnologia é o fruto da ciência: nasce, cresce e morre, dando lugar à outra. Já a "árvore" ciência está lá sempre, sendo essencialmente importante para o surgimento de novos produtos e dispositivos.